sexta-feira, 1 de junho de 2007

¡Uh, ah, RCTVa!

Como diria o Mino Carta, é de conhecimento até do mundo mineral que o Chávez não cassou e nem fechou a RCTV. A licença de transmissão em rede de TV aberta expirou e o governo decidiu não renová-la. A emissora continua transmitindo via internet, cabo e satélite.
Por aqui, as explicações de sempre: Chávez é um ditador e tomou uma decisão arbitrária contra um canal de TV, só porque este lhe fazia oposição. Quem viu o documentário, sabe que não é bem assim. Se Chávez é mesmo ditador, por que não fechou a TV em 2002 ? Ou em 2004, ano do referendo ? Ou em 2006, ano de eleição ?
Em matéria de golpismo, a RCTV faz a Globo parecer o Cartoon Network. Além da propaganda aberta anti-Chávez, com manipulações de notícias e de imagens, a emissora teve participação ativa no golpe de 2002, inclusive com a gravação do ultimato do general Nestor Gonzales feita na casa do âncora do programa 24 Horas, Napoléon Bravo. O ultimato era parte integrante do golpe, pois tinha como objetivo manter Chávez na Venezuela, dado que ele tinha viagem marcada para a Costa Rica.
No documentário, há uma passagem que considero tenebrosa. Logo após o juramento de Pedro Carmona Estanga, o breve, fala o novo procurador geral, Daniel Romero:

“Decretamos constituir un Gobierno de Transición Democrática y Unidad Nacional, de la siguiente forma y bajo los siguientes lineamientos:
Se suspenden de sus cargos a los diputados principales y suplentes de la Asamblea Nacional.
Se destituyen de sus cargos al Presidente y demás Magistrados del Tribunal Supremo de Justicia, al Fiscal General de la República, al Contralor General de la República, al Defensor del Pueblo y a los Miembros del Consejo de Nacional Electoral.”

Senti um frio na espinha ao ouvir esse discurso, que ainda por cima era aplaudido nas pausas, mesmo sabendo que o golpe não tinha dado certo. Lembrei que na América Latina, as democracias são firmes como um pudim. Já imaginou isso nos EUA, França ou Itália ? E na Rússia ? Pensando bem, esse Chávez é muito mole.
É verdade que a linha entre oposição e golpismo é tênue, mas a RCTV cruzou essa linha. Ela é a verdadeira ameaça à democracia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu fiquei com a mesma impressão. O discurso de democracia deles é bem parecido com os do Tasso, Arthur Virgilio, etc.

Confesso que se eu fosse o Chaves trataria com mais, digamos, firmeza esses DEMocratas.

Luiz Fernando