segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Copia, cola e desinforma

Todo mundo sabe, até a Folha, que o financiamento da casa própria é isento de IOF.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u360257.shtml

No entanto, o pessoal da Agência Estado mantém o copia e cola e continua deixando o leitor mal informado.
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac103590,0.htm
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080103/not_imp103700,0.php
http://www.estadao.com.br/economia/not_eco103893,0.htm
http://www.estadao.com.br/economia/not_eco103920,0.htm
http://www.estadao.com.br/economia/not_eco104270,0.htm

Se eles querem descer a lenha no governo na página 2, tudo bem. Agora, dar informação errada é um desserviço.
O bom é que não temos que depender de terceiros e podemos consultar os decretos direto na internet.
Aqui está o decreto de 2008, sobre o assunto:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6339.htm
Aqui está o decreto anterior, já revisado:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6306.htm

Convém perguntar para o pessoal da AE, do trecho abaixo, qual parte vocês não entenderam ?
Art. 9o É isenta do IOF a operação de crédito:
I - para fins
habitacionais, inclusive a destinada à infra-estrutura e saneamento básico
relativos a programas ou projetos que tenham a mesma finalidade
(Decreto-Lei no 2.407, de 5 de janeiro de 1988);

2 comentários:

Henrique disse...

Vi seu comentário no blog do Mino e te envio texto meu sobre inverdades espalhadas por aí...
acesse também www.mafuadohpa.blogspot.com

TRÊS VALOROSOS PROGRAMAS
A cantinela contra o Governo Lula e principalmente contra a figura do atual presidente continua. Recebo diariamente aqueles e-mails forrados de preconceitos, frases forjadas e calúnia, muita calúnia. Existe uma campanha em curso de desestabilização, mas ela chove no molhado, pois, quer queiramos ou não, o presidente "iletrado" está sendo muito melhor do que os "letrados" anteriores. Lula têm seus erros e muitos, mas o que alguns não notam são seus acertos e eles precisam ser valorizados. Faço isso sem vergonha nenhuma, pois reconheço avanços e luto contra o retrocesso.

Vou ao Posto de Saúde com meu pai e encontro um senhor de idade reclamando do Lula. Observo que vem buscar medicamentos gratuitos para sua diabete e o questiono se antes era assim. Não era. Hoje, além de todo medicamento gratuito, compra o excedente no Programa Farmácia Popular, que foi criado exatamente para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais (anticoncepcional, hipertensão e diabetes). Os descontos vão de 50% a 90% dos preços praticados nas farmácias normais, tudo sem complicação e burocracia. O Governo adquire os medicamentos dos laboratórios e os disponibiliza nas Farmácias Populares cadastradas, com o claro objetivo de beneficiar as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento. Fiz esse senhor entender que, fazia críticas à pessoa errada. Saiu de lá cheios de interrogações sobre os verdadeiros malefícios dos tempos atuais.

Vou a uma pequena loja na cidade e a dona do estabelecimento reclama aos brados contra o Governo. Noto que seu filho estuda pelo Pro Uni ? Programa Universidade para Todos, criado em 2004, cujo objetivo é conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privado. Aqui, os beneficiados são exclusivamente os de baixa renda e já são mais de 112 mil bolsas, devendo esse número atingir 400 mil novas bolsas nos próximos quatro anos. Pergunto a ela sobre os benefícios de manter o filho cursando o curso que tanto almejava, Veterinária, em outra cidade, e ela é obriga a concordar comigo. Não existe senão para o Pro-Uni. Ele é ótimo e foi criado por esse Governo, o do sapo barbudo. Quem tem filho cursando curso superior sabe muito bem do que estou falando.

Vou num sindicato e uma líder sindical reclama do Governo, nada está bom, tudo é ruim, retrocesso, peleguismo e coisa e tal. Ouço e a observo de carro novo. Tudo muito lindo, Governo ruim, situação péssima para negócios. Nada disso, pois hoje, é o melhor momento para se trocar de veículos e até tirar seu carro zero. As condições nunca estiveram tão favoráveis. Vejo gente que, nunca teve carro zero, tendo possibilidades de ter o seu. Isso não está acontecendo aleatoriamente, algo foi necessário para chegarmos a essa situação. Espero a sindicalista terminar sua cantinela e a questiono do carro novo e das condições para a troca. Por fim, sou obrigado a demonstrar que está faltando com ética, pois se o Governo que ela combate não faz nada, não deveria se beneficiar de uma medida desse Governo para trocar de carro. Faltou no mínimo coerência.

Reclamam, mas não enxergam nada e disso estamos cheios por aí. Contra esse tipo de procedimento eu não me seguro nas calças. Reajo e mesmo não sendo advogado de defesa desse Governo, faço a minha parte, não deixando a mentira prevalescer.

Henrique Perazzi de Aquino, 47 anos, a maioria vivida em governos ditatoriais militares (toc toc toc) e de civis da elite letrada. Querendo entender melhor o que se é pregado em nossas esquinas. ( www.mafuadohpa.blogspot.com)

Anônimo disse...

Quero apenas parabenizar o trabalho feito nesta postagem que em minha visão, é uma perfeita maneira de demonstrar o uso correto da internet e como desmascarar a midia golpista.
Achei ótimo os links ligados aos comentários para esclarescimentos precisos, sem deixar dúvidas.
Mais uma vez parabéns, e gostaria que esta postagem servisse de exemplo para os que lutam por uma midia mais democrática e pela conscientização dos telespectadores da Globo, SBT, RedeTV e cia.