segunda-feira, 10 de março de 2008

Pecados Capitais 2.0


A distância entre as idéias da igreja e dos fiéis é cada vez maior. Com suas posições sobre homossexualismo, métodos anticoncepcionais e até sobre missas serem rezadas em latim, a igreja parece caminhar a passos largos em direção à Idade Média.

Mas, quem disse que a igreja não se atualiza ? Ao ouvir o clamor por mais flexibilidade e mais solidariedade para com os anseios dos fiéis, qual foi a grande mudança promovida ? Ampliação da lista de pecados.

Ontem saiu uma atualização da lista de pecados capitais. Agora, fazer modificação genética, poluir o meio ambiente, causar injustiça social, causar pobreza, tornar-se extremamente rico e usar drogas também integram a lista.

O novo rol suscita algumas dúvidas. "Fazer modificação genética" refere-se somente aos seres humanos ou produtos transgênicos também contam ? O Vaticano e seus dissidentes podem ser enquadrados nos novos pecados "causar pobreza e tornar-se extremamente rico" ? A lista é retroativa ? Novas versões podem surgir para esclarecê-las.

Nessas horas é fácil imaginar, em algum lugar, um homem a suplicar: "Pai, perdoe-os, pois eles não sabem o que fazem".

4 comentários:

Bosco Ferreira disse...

A palavra correta é homosexualidade. Homosexualismo significa doença.

Anônimo disse...

... E um terceiro mandato é necessário...

-> http://lula3vezes.blogspot.com/

Fernando disse...

Caro jobofevi,
Aqui no meu dicionário consta que ambas são escritas com dois esses e que a última significa "Prática do comportamento homossexual", que faz sentido no contexto. Doença não é interpretação aceitável para ninguém. Assim sendo, pretendo deixar como está.

Caro anônimo,
Leia o subtítulo do blog.

Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.