segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Tropa, finalmente


Aviso prévio: prometo usar as frases do filme só nesse post.
Finalmente, fui ver "Tropa de Elite". No cinema. Porque eu não sou moleque para ver filme pirata. Que dizer sobre um filme sobre o qual tudo já foi dito e repetido ? O filme é do caralho. É fascista ? Não, porra. Pega um livro de História. Os senhores estão anotando ? Dá uma lida sobre fascismo e vê se tem alguma coisa a ver com o filme.
O Cap. Nascimento é um herói ? A definição clássica seria anti-herói. No fundo, é mais um perdedor. A grande sacada do filme é essa. Sobra prá todo mundo. A PM é tratada como escória. As ONGs como comitês de políticos e amigas do tráfico. O BOPE é lugar de assassino e torturador. O Capitão é doente e sem perspectiva. E os maconheiros ricos é que financiam essa porra.
Solução ? O filme não fala de solução. Ele é um extrato estereotipado da realidade com doses de ficção. É um filme, porra.
Curiosidade (daquelas tipo imdb): A música do Tihuana, que é do ano 2000, ficou perfeita na trilha sonora. O primeiro sucesso da banda foi "Pula" e ela era acusada de fazer apologia às drogas. Então, o que aconteceria se o Cap. Nascimento encontrasse os caras do Tihuana ?

Nenhum comentário: