segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ensaio sobre o óbvio



Esse post poderia se chamar Ensaio sobre a cegueira, mas esse título já tem dono.
A cobertura do 2º turno nos canais de TV aberta ontem foi recheada de mesas redondas com políticos, jornalistas e os famosos especialistas. As perguntas e respostas eram dignas de um vestiário após o término de uma partida de futebol. As conclusões então eram uma aula sobre a arte de sofismar.
Roberto Macedo (economista) ganhou uma indicação ao prêmio “conclusão da noite”, com essa:
“Lula aprendeu uma grande lição sobre transferência de votos”.
A idéia está sepultada há décadas, mas o professor acha que um cara que perdeu três eleições e viveu mais quatro delas é que aprendeu uma grande lição. De qualquer forma, transferência de votos tinha que estar no rol de assuntos.

A pergunta da noite vai para o Bóris Casoy: Por que Marta perdeu em São Paulo (como se fosse uma tremenda surpresa)? A meu ver, os especialistas tinham algumas opções:
a) Porque o Kassab teve mais votos.
b) Porque, conforme indicaram as pesquisas, dificilmente os eleitores do Geraldo e do Maluf votariam nela.
c) Porque São Paulo é uma cidade conservadora. Vide, por exemplo, as eleições presidenciais de 2006 onde o Lula perdeu para o Geraldo por larga margem nos dois turnos.
d) Porque novamente fez uma campanha medíocre.
e) Porque o acordo com o PMDB deu ao Kassab o tempo de rádio e televisão que ele necessitava para vender a sua imagem no 1º turno.
Demetrio Magnoli (eu também mereço por ficar vendo essas figuras) responde:
“Porque ela é uma candidata arrogante”.
A próxima pergunta do script: Quem foi o grande vencedor: o governo ou a oposição ? Típica do campeonato brasileiro, do tipo “quem foi o mais beneficiado da rodada”.
Fiz o quadro abaixo com o total de prefeituras por ano, somando os partidos mais alinhados. Separei o PMDB, porque considero ingênua qualquer tentativa de alinhá-lo com um lado ou outro. Caso alguém queira brigar com os números:

2008

2004

2000

DEM+PSDB+PPS

1413

1980

2187

PT+PSB+PCdoB

907

610

337

PMDB

1204

1065

1260


Pelo que já expliquei acima, não vou nem comentar a outra pergunta do script (O que podemos projetar para 2010?), pois aí as respostas são para lá de risíveis.

Nenhum comentário: